Yolanda Massarioli André, a Vovó Landa será homenageada com Título de Cidadã Guairense

Carinhosamente chamada de Vovó Landa, Dona Yolanda receberá o Título no dia em que irá completar 90 anos de vida

Na noite do próximo sábado (1) de dezembro de 2012, acontecerá na Câmara Municipal de Guaíra a Sessão Solene onde será entregue o Titulo de Cidadão Guairense a Yolanda Massarioli André mais conhecida como Vovó Landa. A solenidade terá inicio às 19h00 e será realizada no Plenário da Câmara Municipal de Guaíra.

Yolanda Massarioli André nasceu na Fazenda Macaúbas, zona rural de Batatais (SP), em 1ª de dezembro de 1922. Filha de João Massarioli e Luiza Capelozi Massarioli passou a juventude em Orlândia (SP), para onde seus pais se mudaram em 1937. Ali se casou em 1946, com o senhor Marcílio André e passaram a residir na cidade de Guaíra (SP). Dos 90 anos que Dona Yolanda irá completar no próximo sábado, (1) de dezembro, 66 anos foram vividos em nossa cidade.

De origem bastante humilde, criada na zona rural no inicio do século XX, freqüentou somente os primeiros anos do ensino primário, suficientes, todavia, para se preparar para a compreensão dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes que somente o aluno apaixonado pela escola da vida conseguem entender.

Foi companheira inseparável do senhor Marcílio, especialmente em seu comércio. Ele no balcão, e ela (Vovó Landa) na cozinha desde os tempos dos fogões de lenha. Criou inesquecíveis sabores de juventude que embalaram os recreios do Colégio Enoch Garcia Leal, nos tempos que cuidava da cantina.

Gerações inteiras de guairenses se deliciaram com suas artes culinárias, na cantina e no Bar Para Todos, que era localizado na Rua 8. Seus temperos, juntamente com de outras ilustres guairenses, marcaram presença como elementos de prazer que fazem parte da composição cultural da jovem cidade, que então se consolidava e adquiria personalidade e dimensão estética próprias.

Esmeralda André Mazzieiro, Antonio Massarioli André, Maria Aparecida André de Oliveira, Paulo André e Maria Lúcia André de Oliveira São seus filhos que da mesma forma que seus netos, bisnetos, noras e genros seguem a mesma postura de cidadã, a mesma linha de conduta e comprometimento com os valores importantes da família. Esses são alguns dos atributos de Yolanda Massarioli André, a Vovó Landa, que receberá o merecido e honroso Título de Cidadão Guairense.